blog.rogerioleal

Secretaria de Segurança Pública de Goiás lança aplicativo para denúncias.

Secretaria de Segurança Pública de Goiás lança aplicativo para denúncias.

12963693_573450499499087_5014540226203597920_n

 

Aplicativo permite registro de ocorrências e denúncias de crime pelo celular
Baixe gratuitamente o seu aqui: http://www.ssp.go.gov.br/i9xgoias

“Entre o cidadão de bem e o bandido, nós todos estamos ao lado do cidadão de bem, protegendo o cidadão de bem. E pregando todas as nossas ações dentro da lei e da Constituição. Mas defendendo rigorosamente o cidadão trabalhador do nosso Estado”, disse o governador Marconi Perillo durante solenidade de lançamento dos novos programas virtuais da Secretaria de Segurança Pública, para aumentar a interação da população com os organismos da segurança, na manhã desta quarta-feira, 6, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia.

 

Junto com o secretário de Segurança Pública, José Eliton, o governador salientou a importância das novas tecnologias que vão aprimorar o serviço de atendimento à população. “Os novos programas vão integrar todas as forças de segurança goianas e tornar a gestão mais eficiente. Vão modernizar ainda mais a rede de segurança por meio de soluções tecnológicas”, observou. Em discurso, afirmou que, quando o projeto foi desenvolvido, o governo tinha certeza que estaria dando uma resposta “concreta” que o crime não terá trégua em Goiás.

 

Foram lançados o Registro de Atendimento Integrado (RAI), o aplicativo I9X, o software Mopi e o software Gisgestão. José Eliton anunciou a compra de 280 novas câmeras que farão o monitoramento das ruas de Goiânia. O programa Inova Goiás, atualmente gerido pelo secretário de Desenvolvimento, Thiago Peixoto, está participando de algumas dessas iniciativas, como o I9X. Na solenidade o governador assinou uma ordem de serviço de chamamento de todos os aprovados no concurso da Polícia Técnico-Científica. A partir do dia 1° de maio, os concursados começam a tomar posse em suas respectivas vagas.

 

Novidades tecnológicas

 

Para Marconi investir em inteligência e tecnologia significa investir na redução da criminalidade, disse Thiago. “O caminho para muitas soluções no Estado seria a integração das novidades tecnológicas que estão ao nosso dispor hoje no mundo. Investir na inovação significa investir na inteligência, na eficiência do nosso trabalho com vistas na prestação de serviços de qualidade ao usuário do serviço público”.

 

O governador caracterizou a importância de investir em novos profissionais e valorizar o serviço público com a autorização de concurso para o preenchimento de vagas na área da Segurança. “Tenho certeza que com mais essas três mil novas contratações aliadas a todas as tecnologias que estão sendo agregadas e às câmeras que estão sendo instaladas em Goiânia, nós conseguiremos reduzir ainda mais os índices de criminalidade e transformar Goiás em um dos estados mais seguros do Brasil”, assegurou.

 

Conceito inovador

 

José Eliton disse, durante entrevista coletiva, que a integração efetiva das forças policiais do Estado é um conceito inovador no País. E que o eixo de integração entre o cidadão e as forças policias através do aplicativo I9X multiplica a capacidade de olhar dos policiais. “Goiás é o primeiro Estado em relação à integração efetiva das forças policiais”, assinalou.

 

De acordo com o secretário, todos os programas já estão em funcionamento e o cidadão pode baixar o aplicativo IX9 nas lojas virtuais. Lembrou em seu discurso que o trabalho das novas ferramentas na Segurança é um trabalho que começou ainda na gestão do secretário Joaquim Mesquita. Parabenizou a atuação das polícias Militar e Civil e apresentou também os índices de criminalidade no Estado que apontaram expressivas quedas no mês de março. “Observamos que estamos no caminho certo. Tivemos no mês de março o menor índice de homicídio dos últimos seis meses em Goiás.”

 

As ferramentas

 

RAI
Registro de Atendimento Integrado (RAI): com a chegada do novo sistema, o fluxo de ocorrências será integrado e mais ágil. Todas as instituições podem atuar sobre ele, inserindo dados, fazendo contatos.

 

I9X
Integrante do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (Inova Goiás), o aplicativo vai permitir registro de ocorrências e denúncias pelo celular, desde homicídio, roubo, até violência doméstica. Será possível o envio de fotos, vídeos e mensagens de voz. O cidadão poderá acompanhar o deslocamento de viaturas e conversar com atendente via chat. Representa o que há de mais moderno no País em Segurança Pública.

 

Mais 280 câmeras – Com tecnologia Full HD (alta definição), equipamentos serão instalados em pontos estratégicos e vão transmitir imagens em tempo real ao Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle da SSPAP. Iniciativa integra o Programa Inova Goiás.

 

Mopi 
Software visa otimizar todas as estratégias policiais para alcance de metas de redução de criminalidade e aumento de proatividade das forças policiais.

 

Gisgestão 
Este é um software de análise criminal e geoprocessamento que disponibilizará em tempo real todas as avaliações dos crimes considerados de alta prioridade e os convertidos em metas de redução pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Bares

Eliton fez um apelo aos parlamentos municipais das cidades goianas para olharem com atenção a questão da limitação de horário do funcionamento de bares. E usou exemplo de Aparecida de Goiânia que reduziu em 25% o número de homicídios após adotar a restrição. “É um componente importante que ajuda na segurança pública. É um debate que compete às Câmaras Municipais, mas do ponto de vista da Segurança Pública, quando temos a restrição de horário, há evidente correlação com a diminuição da criminalidade,” defendeu.

 

Fonte: Marília Costa – Rota Jurídica – www.rotajuridica.com.br

 

‪#‎rogériolealadvogados ‪#‎segurançapública‬

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *